“Jornalismo e Sociedade” é o tema do “Observações” de maio, nesta quinta

Nesta quinta-feira (27 de maio) será realizada a próxima edição dos Seminários “Observações”, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. O tema do evento será “Jornalismo e Sociedade” e terá início às 19 horas no canal do YouTube do Observatório.

O seminário terá a mediação de um dos coordenadores do Observatório da Mídia, o professor Rafael Paes, e comentários do professor Josenildo Guerra, coordenador do Laboratório de Estudos em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (Lejor/UFS).

Os três trabalhos que serão apresentados refletem sobre a prática jornalística e a formação de narrativas diversas. Um deles é o resultado da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) “Enquadramento noticioso: as juventudes nos telejornais da Grande Vitória”, defendida em 2020 por Alice Barcellos, com orientação do professor Edgard Rebouças. O estudo busca compreender como os principais telejornais em exibição no Espírito Santo abordam as juventudes e suas complexidades.

Já o artigo A construção discursiva das prisões de Lula e Temer nas capas da Veja”, de autoria das estudantes Andrezza Steck e Síntia Ott, com orientação da professora Maria Nazareth Bis Pirola, utiliza a abordagem da semiótica discursiva para tentar compreender os efeitos de sentido produzidos e como estes pretendem conduzir o olhar do leitor nas narrativas sobre questões políticas.

E por fim, será apresentado o estudo “Oitenta tiros: a construção discursiva do assassinato de Evaldo S. Rosa na Revista Veja”, das estudantes Isadora Wandenkolk Pechincha e Sara de Oliveira Silva, também com orientação de Maria Nazareth Bis Pirola. O trabalho propõe uma reflexão crítica da gravidade e da violência na cobertura do assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, morto com cerca de 80 tiros em uma operação do Exército Brasileiro, em 2019.

Os Seminários “Observações” têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram os temas “Informação e Saúde”, “Comunicação e Mulheres” e “Comunicação, história e temporalidades”. Todas as edições estão disponíveis no canal do YouTube do Observatório da Mídia.

A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Quem quiser receber certificado de participação, é necessário o preenchimento do formulário clicando AQUI e confirmar a presença na lista que será disponibilizada na hora do evento ao vivo.