“Publicidade, Propaganda e Territorialidades”: o próximo seminário “Observações”

As mais recentes pesquisas sobre publicidade e propaganda realizadas por membros deste Observatório da Mídia serão apresentadas no próximo dia 26, às 19h, na edição deste mês dos seminários “Observações”. O evento “Publicidade, propaganda e territorialidades” será transmitido gratuitamente por meio do canal no YouTube do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo.

Serão apresentados os seguintes trabalhos, pelo seus próprios autores:
- “Comunicação, consumo e cidade: os discursos de um shopping center”, dissertação de mestrado de Glauber Pinheiro Rocha;
- “Shopping Center: território da abundância”, artigo de Glauber Pinheiro Rocha e Flávia Mayer dos Santos Souza;
- “Pesquisas sobre publicidade social: perspectivas e debates”, artigo de Guilherme Paulino Gonçalves e Flávia Mayer dos Santos Souza;
- “A juventude na publicidade: uma revisão de literatura”, artigo de Guilherme Paulino Gonçalves e Flávia Mayer dos Santos Souza;
- “O investimento do estado em seus próprios meios de comunicação: um mapeamento da comunicação pública no Espírito Santo”, artigo de Alexandre Lemos e Edgard Rebouças; e
- “Violência territorializada: a cobertura jornalística dos programas de segurança pública do Espírito Santo”, artigo de Maíra Mendonça Cabral e Rafael da Silva Paes Henriques.

Para comentar esses trabalhos, participará também ao vivo Guilherme Nery Atem, que é professor de comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2). Ele também é líder do Grupo de Pesquisa "ReC: retórica do consumo" (UFF/CNPq) e colaborador do Projeto de Extensão "OBS.: Observatório de Publicidade Expandida" (UFRJ/UFF, desde 2016, associado ao projeto de extensão Contatos). A mediação desta edição dos seminários “Observações” será realizada por Nathália Esteves da Silva Gomes, que é jornalista graduada pela Estácio de Sá, mestre em Comunicação e Territorialidades pela Ufes e pesquisadora do Observatório da Mídia.

Os seminários “Observações” têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram temas como “Informação e Saúde”, “Comunicação e Mulheres” e “Comunicação, história e temporalidades”, “Jornalismo e Sociedade” e “Jornalismo e suas práticas”. Todas as edições estão disponíveis no canal no YouTube do Observatório da Mídia.

Agende-se! Não é preciso se inscrever - a participação é aberta gratuitamente a todas as pessoas. Quem quiser receber certificado de participação só precisa preencher, em pelo menos três edições do “Observações”, o formulário de presença que é disponibilizado durante o evento. Para não perder nenhuma novidade do Observatório da Mídia, assine o informativo eletrônico enviado via e-mail e acompanhe as suas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Publicado em 19 Ago. 2021 - 15h45