Evento quer aproveitar presença de autoridades de todo o mundo para pautar o combate à desinformação
Em paralelo à reunião do G20 que será realizada no Rio de Janeiro (RJ) no final deste mês, também serão realizados três eventos articulados reunindo organizações que combatem fortemente a desinformação dentro e fora do Brasil, nos dias 21 e 22/11. Este Observatório da Mídia participará como membro fundador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e terá um dos palestrantes.
Evento da ABCPública tem Edgard Rebouças entre os debatedores.
Como deve ser a comunicação pública em crises como a atual epidemia de dengue? Essa é a questão que pesquisadores e profissionais de comunicação do Brasil irão debater, na próxima quinta-feira (25), a partir das 16h, no seminário online "Seminário Lições da pandemia para a comunicação das epidemias".
Capítulo tratou dos desafios do jornalismo contemporâneo no contexto da pandemia
Dois pesquisadores do Observatório da Mídia publicaram um dos capítulos do livro “Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde”, que foi lançado durante o último congresso da Intercom, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). O livro está disponível no seguinte link do Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz: https://portolivre.fiocruz.br/node/2382.
Manual “Elas no ônibus” é lançado como TCC em jornalismo na Ufes
Para facilitar o trabalho da imprensa na cobertura dos casos de importunação sexual, uma estudante de jornalismo da Ufes preparou, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Manual “Elas no Ônibus: abordagem noticiosa da importunação sexual de mulheres”. A produção de Camila Pereira Borges, aprovada em 2022, está disponível para download gratuito neste link.
No dia 14 de novembro José Edgard Rebouças foi promovido a Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), instituição na qual se graduou em 1990 e para a qual retornou como professor em 2009. Na banca de admissão, colegas que estiveram junto com o professor ao longo dos seus 35 anos de carreira como jornalista e acadêmico: Prof. Dr. Victor Gentilli (Ufes) Profa. Dra. Anamaria Fadul (USP/Umesp) Prof. Dr. Gaëtan Tremblay (UQAM) Prof. Dr. Giovandro Ferreira (UFBA).
Comunicação democrática é vital para democracia - uma agenda para o novo governo Lula é o título da carta publicada nesta sexta-feira (18) e assinada por mais de 80 organizações da sociedade civil e mais de 240 jornalistas, pesquisadores e ativistas da área da comunicação. O documento destaca o caráter estratégico do debate de políticas de comunicação para o Brasil, essenciais para a a construção de um país democrático, desenvolvido e soberano.
No último dia 25 de outubro, um dos coordenadores do Observatório da Mídia, o professor Edgard Rebouças, em nome da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), foi o indicado pela Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos para fazer o discurso de abertura da solenidade de premiação. O evento ocorreu no Teatro de Arena da Pontificia Universidade Católica de São Paulo (Tucarena/PUC-SP).