Evento da ABCPública tem Edgard Rebouças entre os debatedores.
Como deve ser a comunicação pública em crises como a atual epidemia de dengue? Essa é a questão que pesquisadores e profissionais de comunicação do Brasil irão debater, na próxima quinta-feira (25), a partir das 16h, no seminário online "Seminário Lições da pandemia para a comunicação das epidemias".
Capítulo tratou dos desafios do jornalismo contemporâneo no contexto da pandemia
Dois pesquisadores do Observatório da Mídia publicaram um dos capítulos do livro “Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde”, que foi lançado durante o último congresso da Intercom, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). O livro está disponível no seguinte link do Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz: https://portolivre.fiocruz.br/node/2382.
Manual “Elas no ônibus” é lançado como TCC em jornalismo na Ufes
Para facilitar o trabalho da imprensa na cobertura dos casos de importunação sexual, uma estudante de jornalismo da Ufes preparou, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Manual “Elas no Ônibus: abordagem noticiosa da importunação sexual de mulheres”. A produção de Camila Pereira Borges, aprovada em 2022, está disponível para download gratuito neste link.
No dia 14 de novembro José Edgard Rebouças foi promovido a Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), instituição na qual se graduou em 1990 e para a qual retornou como professor em 2009. Na banca de admissão, colegas que estiveram junto com o professor ao longo dos seus 35 anos de carreira como jornalista e acadêmico: Prof. Dr. Victor Gentilli (Ufes) Profa. Dra. Anamaria Fadul (USP/Umesp) Prof. Dr. Gaëtan Tremblay (UQAM) Prof. Dr. Giovandro Ferreira (UFBA).
Comunicação democrática é vital para democracia - uma agenda para o novo governo Lula é o título da carta publicada nesta sexta-feira (18) e assinada por mais de 80 organizações da sociedade civil e mais de 240 jornalistas, pesquisadores e ativistas da área da comunicação. O documento destaca o caráter estratégico do debate de políticas de comunicação para o Brasil, essenciais para a a construção de um país democrático, desenvolvido e soberano.
No último dia 25 de outubro, um dos coordenadores do Observatório da Mídia, o professor Edgard Rebouças, em nome da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), foi o indicado pela Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos para fazer o discurso de abertura da solenidade de premiação. O evento ocorreu no Teatro de Arena da Pontificia Universidade Católica de São Paulo (Tucarena/PUC-SP).
A dissertação de mestrado “As emissoras estatais de rádio e a radiodifusão de serviço público: estudo de caso sobre as emissoras rádio vinculadas ao Poder Executivo no Brasil”, de Ivana Sonegheti de Mingo, foi primeira colocada na edição deste ano do prêmio de melhor pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A Intercom é a principal associação científica do campo da Comunicação no país.