Canal do Observatório no YouTube reestreia com Seminários “Observações”

O distanciamento social e o agravamento da pandemia de Covid-19 tornaram ainda mais indispensáveis canais que possibilitem o acesso remoto às mais diversas atividades realizadas pela Universidade. Nesse sentido, o canal no YouTube do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência ganha ainda mais importância, e esta sendo reativado como parte das comemorações pelos 15 anos do Observatório.

O canal está no YouTube desde fevereiro de 2012, criado a partir da iniciativa de estudantes bolsistas. Nele, vêm sendo publicados vídeos com palestras, entrevistas e outras atividades desenvolvidas por pesquisadores e participantes do Observatório. A partir de 25 de fevereiro, o canal passará também a transmitir os Seminários “Observações”, que retornam neste ano em formato remoto, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, com início às 19 horas.

“Informação e Saúde” é o tema do primeiro dos Seminários, que reunirá quatro pesquisas realizadas no âmbito do Observatório da Mídia no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes): “Análise da cobertura da imprensa capixaba durante a epidemia de febre amarela de 2017”, de Marcio Calil; “A presença de médicos no Instagram e a construção do discurso de vida saudável”, de Lunélia Lima; O pandemônio informacional em meio à pandemia de Covid-19 e a necessidade do Jornalismo”, de Marcus Vieira; e Jornalismo científico, ecossistema jornalístico e fontes especializadas: uma nova realidade”, de Thalita Mascarelo. A transmissão será mediada pelo professor Victor Gentilli, chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufes e coordenador do Observatório da Mídia, e contará com os comentários do professor Igor Sacramento, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-Fiocruz).

O objetivo central do canal do Observatório da Mídia do YouTube é ser um instrumento de difusão científica, democratização da pesquisa acadêmica, fomento à análise crítica da comunicação e à educação para as mídias. Além disso, o canal também registra e documenta as atividades realizadas pelo Núcleo.

Nos mais de 40 vídeos que já estão disponíveis, divididos em cinco playlists – Aulas, Bancas, Depoimentos, Entrevistas e Palestras –, é possível conferir análises de pesquisadores do Observatório da Mídia desde antes de sua criação, em 2006. Um exemplo é o registro da participação, em 1999, dos professores Victor Gentilli e Edgard Rebouças no antigo programa Opinião, da TVE-ES, falando da importância dos cursos de Jornalismo. A área de Publicidade esta contemplada no canal, sobretudo com palestras e depoimentos das professoras Flávia Mayer e Nazareth Pirola. Mas há também palestras e entrevistas com os demais pesquisadores vinculados ao Observatório da Mídia: Rafael Bellan, Rafael Paes, Franciani Bernardes e Patrícia D’Abreu.

E você? O que esta esperando para se inscrever no canal do Observatório da Mídia? Acesse www.youtube.com/observatoriomidia e ative as notificações para acompanhar todas as novidades e conhecer melhor nossas atividades.

Texto de Camila Borges

Postado em 19 Fev. 2021.