Seminários “Observações” retornam a partir de 25 de fevereiro com o tema Informação e Saúde

Com o objetivo de compartilhar com a sociedade os temas discutidos no interior do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, os Seminários “Observações” retornaram em fevereiro em formato totalmente remoto. As transmissões serão nas últimas quintas-feiras de cada mês e terão início às 19h, podendo ser assistidas pelo Canal do Observatório no YouTube.

A proposta dos Seminários "Observações" é a de dar visibilidade e eco a estudos apresentados por pesquisador_s vinculados ao Observatório da Mídia em eventos nacionais e internacionais. Representam, assim, um espaço de posicionamento e publicização de estudos e ações desenvolvidos na Universidade, que normalmente não chegam a um conhecimento mais amplo sobre sua relevância para a sociedade.

A programação de 2021 é com divulgação de pesquisas apresentadas ao longo de eventos em 2020, mostrando que, mesmo com a pandemia, as atividades acadêmicas continuaram. Houve adaptações às plataformas e métodos de divulgação científica, mas a qualidade e o volume das pesquisas continuaram em alta.

O primeiro tema será “Informação e Saúde”, reunindo quatro estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Mídia: Análise da cobertura da imprensa capixaba durante a epidemia de febre amarela de 2017, de Marcio Calil (mestre pelo PósCom-Ufes e, atualmente, doutorando na Fiocruz); A presença de médicos no Instagram e a construção do discurso de vida saudável, de Lunélia Lima, mestranda no PósCom); O pandemônio informacional em meio à pandemia de Covid-19 e a necessidade do Jornalismo, de Marcus Vieira (mestrando no PósCom-Ufes); e Jornalismo científico, ecossistema jornalístico e fontes especializadas: uma nova realidade, de Thalita Mascarelo (mestranda no PósCom-Ufes). A mediação será do professor Victor Gentilli, chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufes e coordenador do Observatório da Mídia; e o comentarista convidado é o professor Igor Sacramento, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-Fiocruz).

A participação é aberta e ocorrerá ao vivo pelo Canal do Observatório da Mídia no YouTube [www.youtube.com/observatoriomidia]– aproveite para já nos seguir. Para quem quiser receber certificado de participação de 12 horas ou mais, será necessário fazer a inscrição e assistir a pelo menos três edições dos Seminários “Observações” ao longo do ano. Os links para os formulários de inscrições serão disponibilizados na página do Observatório da Mídia [www.observatoriodamidia.ufes.br] mensalmente.

O projeto de extensão Seminários “Observações” teve início em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas no âmbito de nosso Núcleo de Pesquisa e Ação em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais, o “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Os principais destaques foram o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon, e a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.