Comemoração dos 15 anos do Observatório compõe programa do 7º Seminário do PósCom-Ufes

Dentro das atividades desenvolvidas ao longo da próxima semana, no 7º Seminário Comunicação e Territorialidades, a quinta-feira (25 Nov.) à noite será dedicada à segunda parte das comemorações dos 15 anos do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. Para esse evento, foram convidadas participações especiais de pessoas que colaboraram direta ou indiretamente no acompanhamento das questões de direitos humanos e à leitura crítica nas/das mídias, à produção de reflexões aprofundadas, e, à formação de profissionais que colaboraram para uma forma diferenciada de se fazer comunicação, educação e militância cidadã.

Como o Observatório da Mídia teve duas sedes ao longo de sua trajetória, de 2006 a 2009, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e, a partir de 2009, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os seminários pretendem dar conta de resgatar parte das atividades realizadas a partir dos dois estados. No Seminário "Observações" do dia 28 de outubro, estiveram presentes três das co-fundadoras do Observatório: Ana Veloso (ObMídia/UFPE), Aline Lucena (Amaru/UFRN) e Mariana Martins (EBC e Intervozes), além de contar com depoimentos antigos colaboradores do grupo, sendo eles bolsistas, pesquisadores ou apoiadores; com a mediação de um dos coordenadores e fundadores do Observatório, o professor Edgard Rebouças.

Já para esse último encontro comemorativo, o Seminário contará com a presença das convidadas Luma Poletti Dutra (UnB), Marlialina Antolini (Michigan State University), Luanna Esteves (TV Gazeta) e Itamara Camargo (Agência Storm), para falarem sobre a fase capixaba do Observatório da Mídia. Todas foram bolsistas de pesquisa ou extensão. O evento será mediado dessa vez por Rafael Paes Henriques, também um dos coordenadores do Observatório.

Além das falas das convidadas que vivenciaram diretamente várias das pesquisas e ações do Observatório ao longo dos últimos anos, seja na Extensão, na Iniciação Científica, no Mestrado ou no Doutorado, a edição do Seminário “Observações” do dia 25 de novembro também contará com depoimentos de pessoas que acompanharam de perto algumas das atividades desenvolvidas a partir do Espírito Santo.

Os Seminários “Observações” têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram, entre outros, temas como “Informação e Saúde”, “Comunicação e Mulheres”, “Jornalismo e Sociedade” e “Publicidade, Propaganda e Territorialidades”.

Todas as edições a partir de fevereiro de 2021 estão disponíveis no canal no YouTube do Observatório da Mídia (aproveite para se cadastrar no canal). Esta ação de extensão é uma das mais longevas do Observatório da Mídia, tendo sido iniciada em novembro de 2009, com o tema "Mídia e Psicologia".

Agende-se! Não é preciso se inscrever, a participação é aberta e gratuita a todas as pessoas. E para quem quiser receber certificado de participação só precisa preencher, em pelo menos três edições do “Observações”, o formulário de presença que é disponibilizado durante o evento.

Para não perder nenhuma novidade do Observatório da Mídia, assine o informativo eletrônico enviado via e-mail, e acompanhe as nossas redes sociais digitais: Twitter, Instagram e Facebook.

Texto de Duanny Gardoni (Observatório da Mídia/Bolsista Proex)

Publicado em 19/11/2021, às 11h.