“Comunicação e Mulheres” será o tema de março dos Seminários “Observações”

No próximo dia 25 de março será realizada mais uma atividade dos Seminários “Observações”, evento mensal do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. Dessa vez o tema é “Comunicação e Mulheres”. O objetivo é de reforçar a reflexão e a luta no mês das mulheres, e contará com a mediação da professora Patrícia D’Abreu (Depcom-Ufes), contando com os comentários da professora Ana Veloso (OBMídia-UFPE). A transmissão será pelo Canal do Observatório no YouTube a partir das 19 horas.

Serão apresentados quatro estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Mídia sobre a temática do mês. Todos foram discutidos em eventos científicos ao longo de 2020: “A mulher negra e as embalagens de cosméticos para cabelos crespos e cacheados”, da mestre pelo PósCom-Ufes Juliana Bellia Braga; “Enquadramento do debate argentino sobre aborto voluntário no jornal digital da Folha de S. Paulo”, como fruto da pesquisa de Iniciação Científica de Eduarda Mathias Moro, sob a orientação de Rafael Bellan; “Responsabilidade social e violência contra mulheres: o caso Sandra Gomide 20 anos depois”, da mestranda do PósCom-Ufes Lais de Melo Rocio; e “Indígenas mulheres e pandemia do novo coronavírus: a questão do enquadramento”, da equipe coordenada pelas professoras Patrícia D’Abreu e Yasmin Gatto, com as estudantes Victória Gomes Araujo, Isadora Cristina Wanderkolk Pechincha e Sara de Oliveira Silva.

A comentarista convidada deste mês, Ana Veloso, é coordenadora do Observatório de Mídia: gênero, democracia e direitos humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e foi uma das fundadoras deste Observatório da Mídia, onde desenvolveu sua tese de doutoramento “Gênero, Poder e Resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 países”, defendida em 2013, sob a orientação do professor Edgard Rebouças.

A participação nos Seminários “Observações” é aberta ao público e ocorrerá ao vivo pelo Canal do Observatório da Mídia no YouTube e na página do Núcleo no Facebook. O certificado será entregue para quem participar de pelo menos três edições dos Seminários. Para recebe-lo é necessário confirmar a inscrição no formulário de inscrições na página do Observatório da Mídia mensalmente.

O seminário de fevereiro teve como tema “Informação e Saúde”, e esta disponível no Canal do Observatório no YouTube. Aproveite para assistir e se cadastrar no canal para poder receber notificações de todos os eventos. Há ainda no canal mais de 50 vídeos com palestras, entrevistas, depoimentos e cursos realizados no âmbito do Observatório da Mídia.