Comunicaê leva suas oficinas para disciplinas eletivas da rede estadual

O projeto de extensão Comunicaê – Educação para Mídia, que existe desde 2011, retornou suas atividades presenciais após dois anos atuando no formato on-line devido à pandemia. E, para além das tradicionais oficinas em escolas públicas pela região de Grande Vitória, estreou como conteúdo em uma disciplina eletiva da rede estadual de ensino.

Coordenado pelos professores Edgard Rebouças e Franciani Bernardes, o Comunicaê tem o objetivo de levar a leitura crítica das mídias para crianças e adolescentes matriculados nas redes públicas. Atualmente, o grupo conta com nove voluntários e uma bolsista, juntos e a partir de encontros semanais, os estudantes organizam e produzem os conteúdos das oficinas.

A partir de março de 2022, todos os envolvidos começaram a participar de oficinas junto à disciplina de Marketing, oferecida na Escola Estadual de Ensino Médio Renato José da Costa Pacheco, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. A disciplina eletiva é coordenada pela professora Viviany de Paula e é ofertada para estudantes do 1° e 2° ano.

A partir de uma adaptação do modelo de oficinas que vinha sendo aplicado desde 2011, as aulas foram divididas em três temas: Mídias Sociais Digitais, Jornalismo e Publicidade. O primeiro módulo contou com uma produção de slides interativos para explicar o contexto das redes sociais digitais e as diversas questões que surgem a partir delas, como as fake news, estratégias de marketing, trends, cancelamento e problemas ligados à saúde mental de jovens.

Já o segundo módulo tratou de Jornalismo, quando foram abordados temas como fotojornalismo, manipulação, jornalismo digital, significado de manchete, valor notícia, pauta quente e pauta fria, além de dinâmicas para envolver a participação e prática dos estudantes. Um exemplo disso foi a atividade de produzir uma foto mostrando a importância da escola em apenas um clique, na qual os estudantes utilizaram seus celulares em grupos e depois fizeram uma reflexão e explicação das escolhas junto ao restante da turma.

O terceiro módulo tratou da Publicidade, e caminhou de forma um pouco diferente. Trabalhado na quadra de esportes da escola, a bolsista do Comunicaê e os estudantes voluntários do projeto executaram duas dinâmicas. Uma delas foi a “Caixa Publicitária”, que consistia na realização de um anúncio publicitário com slogan feito pelos estudantes a partir de um objeto escolhido, de olhos vendados, dentro de uma caixa. Os resultados foram enriquecedores. A outra atividade foi chamada de “Isto ou Aquilo?”, e foi dividida em duas partes, quando escolhiam seus produtos alimentícios preferidos, os quais eram mostrados em par, sempre parecidos, um com a marca mais conhecida e outra menos. Na segunda parte, alguns deles degustavam os dois produtos de olhos vendados e tentavam adivinhar a marca pelo sabor, finalizando com um debate sobre a preferência do produto estar relacionada mais à marca do que à qualidade do alimento em si.

Ao longo do mês de abril, os resultados da iniciativa junto aos estudantes da disciplina de Marketing foram apresentados à toda a escola. A intenção foi realizar diferentes produções de conteúdos, como reportagens, anúncios, stories, fotos e curiosidades sobre a escola, no formato de um perfil no Instagram criado especificamente para a atividade. O trabalho foi dividido em editorias e os estudantes poderão colocar em prática o que aprenderam na disciplina.

À medida que as medidas de segurança sanitária contra à pandemia forem diminuindo, a intenção é retornar com as atividades do Comunicaê de forma mais efetiva e em mais escolas. Por enquanto, o projeto continuará oferecendo seus conteúdos no formado remoto e por meio de suas redes sociais digitais.

Texto de Duanny Gardoni (Bolsista Proex do Comunicaê).

Publicado em 30/04/2022, às 14h30.