Conferência de abertura do Mídia Cidadã ressalta direitos humanos e democracia
A XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã começou hoje, no auditório do Cemuni IV, no campus de Goiabeiras da Ufes. A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Ufes Reinaldo Centuducatte, da representante da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional Cicilia Peruzzo, do secretário estadual de Direitos Humanos e professor da Ufes Julio Pompeu, da secretaria estadual de Comunicação Social Andreia Lopes, do coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades Fábio Malini, do presidente da Rede Mídia Cidadã Toni Scharlau, da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ufes Brunela de Vincenzi e do professor da Ufes e organizador do evento Edgard Rebouças.
A conferência de abertura foi conduzida pelo professor Júlio Pompeu, que destacou a importância do evento e do tema “Mídias, Cidadania e Direitos Humanos”. "A democracia requer um exercício constante, e nós vivemos uma cidadania passiva", afirmou Pompeu. “Cidadania sem direitos humanos não é cidadania”, ressaltou o conferencista. Cicilia Peruzzo comentou a conferência, enfatizando que "os direitos humanos não são algo abstrato, são históricos e existem independente de serem reconhecidos como direitos".
O evento continua nesta terça-feira, 19 de outubro, às 9h, com o painel "Mídias e Cidadania", com a participação dos professores Cicilia Peruzzo e Venicio Lima, além de Fernando Paulino, que contribuirá via Skype. Clique aqui para conferir a programação completa e acompanhe também a página do evento no facebook: https://www.facebook.com/midiacidada2016.
Texto: Mayra Scarpi e Igor Oliveira
Fotos: Marina Coutinho e Marcela Lovatti
Edição: Ana Paula Vieira