Feira de Troca de Brinquedos incentiva consumo consciente entre crianças

O grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia, da Ufes, organiza mais uma edição da Feira de Troca de Brinquedos no próximo sábado (dia 7), de 9h às 12h, na Praça dos Namorados, em Vitória. O evento é realizado sempre ás vésperas do Dia das Crianças, e tem como principal objetivo trabalhar o consumo consciente com crianças e pais.

Levar para praça um brinquedo que a criança já brincou muito para trocar por outro “novo”, com outra criança. A ideia trazida pela Feira de Troca de Brinquedos é simples e funciona como um momento único de interação e alternativa ao consumo, especialmente no mês de outubro, quando crianças e pais são bombardeados com publicidade voltada para as compras do Dia das Crianças. O grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, formado por voluntários, estudantes, pesquisadores, técnicos e professores Ufes, realiza no próximo sábado (dia 7 de outubro), das 9h às 12h, a Feira de Troca de Brinquedos, na Praça dos Namorados, em Vitória.

O intuito do evento é proporcionar um espaço educativo infantil por meio de trocas de brinquedos, atividades recreativas, jogos e pinturas de rosto. A ideia é que a Feira ajude a repensar as relações de consumo na sociedade, mostrando que trocar brinquedos também é uma forma de se divertir: a partir de experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, elas podem dar novos significados a seus brinquedos sem terem que comprar novos.

Além de ser um espaço de socialização e cidadania, a Feira estimula a interação entre crianças. Como a troca é de acordo com a vontade de cada uma, não é levado em consideração nesse processo o valor financeiro do brinquedo: apenas o valor simbólico que as próprias crianças dão a ele. É importante, portanto, que os pais não influenciem no processo da troca, para que as crianças estejam livres para escolher e trocar.

O que levar – Para participar, basta que a criança leve um ou mais brinquedos, em bom estado de conservação, que deseja trocar. Os adultos também estão convidados a participar, mas com a troca de ideias sobre o consumismo presente no universo infantil. Recomenda-se que os pais levem água, alimentos leves para seus filhos e protetor solar, uma vez que a Feira é ao ar livre.

Durante o evento, o Observatório da Mídia estará recolhendo doações de brinquedos e livros, que serão entregues na Brinquedoteca da Pediatria do Hospital Universitário da Ufes.

Histórico – A campanha foi iniciada em 2012 por meio do Instituto Alana, e mais de 50 feiras em todas as regiões do Brasil já foram realizadas. É possível acompanhar todas as feiras e descobrir como organizá-las por meio do site:www.feiradetrocas.com.br. E também é possível qualquer pessoa e/ou instituição realizar Feiras de Troca de Brinquedos no seu condomínio, bairro ou município. As dicas estão no site. Em Vitória, O Observatório da Mídia realiza a Feira desde 2012.

V Feira de Troca de Brinquedos

Dia: 07 de outubro (sábado)

Local: Praça dos Namorados

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n, Praia do Canto, Vitória