Feira de Trocas de Brinquedos e Livros no aniversário da Ufes

Está marcado para este domingo, dia 5 de maio, a oitava edição da Feira de Trocas de Brinquedos e Livros Infantis. Será uma das atividades do aniversário de 65 anos da Ufes. A Feira vai das 9h às 12h, na Quadra A do Centro de Educação Física, no Campus de Goiabeiras.

Levar um brinquedo ou um livro que a criança já brincou para trocar por outro “novo” com outra criança. A ideia da Feira de Trocas de Brinquedos e Livros Infantis é simples e funciona como um momento único de interação e alternativa ao consumo.

A ideia é que a Feira ajude a repensar as relações de consumo na sociedade, mostrando que trocar brinquedos e livros também é uma forma de se divertir: a partir de experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, elas podem dar novos significados a seus brinquedos e livros sem terem que comprar novos.

Além de ser um espaço de socialização e cidadania, a Feira estimula a interação entre crianças. Como a troca é de acordo com a vontade de cada uma, não é levado em consideração nesse processo o valor financeiro: apenas o valor simbólico que as próprias crianças dão a eles. É importante, portanto, que os pais não influenciem no processo da troca, para que as crianças estejam livres para escolher e trocar.

O que levar – Para participar, basta que a criança leve um ou mais brinquedos e/ou livros, em bom estado de conservação, que desejem trocar. Os adultos também estão convidados a participar, mas com a troca de ideias sobre o consumismo presente no universo infantil.

Quem quiser trazer brinquedos e/ou livros para doação, eles serão encaminhados para a Brinquedoteca da Pediatria do Hospital Universitário.

A Feira de Trocas de Brinquedos e Livros Infantis é realizada desde 2013 pelo Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e ao Departamento de Comunicação Social da Ufes.

Além da Feira de Trocas de Brinquedos e Livros Infantis, a programação do Domingo de Lazer do aniversário de 65 anos da Ufes está cheia de atividades. Confira a programação completa no site da Ufes.

Confirme a participação, e divulgue o evento no Facebook:

Foto: Acervo Observatório da Mídia (Dez.2018).