Inscrições para o Mídia Cidadã 2016 seguem até o dia do evento

As inscrições para a XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de outubro em Vitória, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), seguem até o dia do evento. Os interessados podem se inscrever on-line, pelo site http://www.eventos.ufes.br/index.php/midiacidada/, ou presencialmente, com a equipe organizadora do Mídia Cidadã, mediante pagamento em dinheiro ou cheque.

O tema escolhido para a Conferência de 2016 foi "Mídia, cidadania e direitos humanos", partindo do princípio de que o principal ator social do processo comunicacional - o cidadão - sempre esteve distante do espaço público midiatizado, apesar do potencial emancipador que os meios de comunicação podem oferecer, desde que apropriadamente incorporados, não apenas como utensílios de consumo, mas como meios de/para um efetivo empoderamento social.

A conferência de abertura do evento será proferida pelo secretário estadual de Direitos Humanos e professor da Ufes Julio Pompeu, no dia 17 de outubro, às 19h. Nos dias 18 e 19, às 9h, dois painéis contam com a participação de pesquisadores e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada de todo o país. A professora da Universidade Metodista de São Paulo Cicilia Peruzzo, os professores da Universidade de Brasília Fernando Oliveira Paulino e Venicio Lima, Renata Mielli, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Suzana Varjão, da ANDI – Comunicação e Direitos serão os palestrantes.

O evento contará ainda com apresentações de trabalhos científicos, Mostra de Vídeo Cidadão e exposição de fotos. O professor Edgard Rebouças, um dos coordenadores do Observatório da Mídia, ressalta que a mídia cidadã é aquela voltada para o indivíduo e para as comunidades, que leva em conta suas características e necessidades específicas. “A comunicação cidadã ainda vislumbra uma mídia da qual as pessoas não sejam apenas receptoras, mas participantes da construção do conteúdo informacional. Quando falamos em mídia ou comunicação cidadã vislumbramos uma série de ideais que são, também, nossas temáticas de discussão: cidadania, democracia, participação, educação, acesso a comunicação e a cultura, inclusão, socialização de conhecimentos e tantas outras”, resumiu.

O Mídia Cidadã 2016 é organizado pelo Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, grupo de pesquisa e ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes, com a parceria da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, da Rede Brasileira de Mídia Cidadã e do Centro de Artes da Ufes. O evento ocorrerá no âmbito das atividades da Semana do Conhecimento realizada pela Universidade.

Contatos:

www.observatoriodamidia.ufes.br