Mídia Cidadã tem movimentação artística na programação

A XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, sediada pela Ufes entre os dias 17 e 19 de outubro, contou com uma movimentação artística na sua programação. A Mostra de Arte Cidadã já está aberta para visitações, no átrio do Cemuni IV, no campus de Goiabeiras.

As exposições de fotos abordam temáticas da territorialidade e identidade e analisam temas como interferências externas nos ambientes campesinos e as relações em seu cotidiano e trabalho. Por sua vez, "Retratos de Monteiro" evidencia essa interferência, em que práticas cotidianas da extinta comunidade de Monteiro, na cidade de Anchieta (ES), foram registradas pelo olhar da fotógrafa e professora Elizabeth Nader antes de serem deslocadas para outra região.

Em “#NãoFoiAcidente! Cultura e mobilização popular como forma de resistência", os fotográfos Deraldo Pereira e Debora Gusmão buscaram pontuar a tragédia ambiental na cidade de Mariana (MG), ocasionada pelo rompimento das barreiras da mineradora Samarco, mostrando  como os moradores das regiões afetadas manifestam-se culturalmente contra o desastre e resistem ao valorizar a natureza.

Confira a relação completa dos trabalhos expostos:

Exposição Fotográfica Comunicação, Cidadania e Universidade. Temas que se dão a ver. Vozes que se fazem ouvir

Flávia Mayer dos Santos Souza, Maria Nazareth Bis Pirola, Gleidison Jesus Fraga, Matheus Vieira Barcelos Thuler, Paulo José Leite

Retratos de Monteiro

Elizabeth Nader Simões

Exposição fotográfica “Imagens da Quebrada"

Simone Marques Moura

Não foi acidente! Preservação cultural e resistência na foz do Rio Doce

Elaine Rodrigues Dal Gobbo, Débora Gusmão, Deraldo Pereira

Retratos de Vila Velha

Ana Carolina Costa Leão, Eduarda Gomes, André Belchior, Marcos Azeredo, Matheus Menezes Nobre, Elizabeth Nader Simões