Mesa Coordenada debate Observatórios de Mídia e Jornalismo Alternativo

O último dia da XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã foi marcado pela realização da Mesa Coordenada com a temática “Observatório de Mídia: caminhos para a cidadania”. Com a mediação do professor Edgard Rebouças, os pesquisadores Toni André Scharlau (UFPR), Josenildo Luiz Guerra (UFS); Jean Rossato (UFRGS) e Alice Mitika (USP) apresentaram alguns de seus estudos.

Questões como gênero, jornalismo alternativo, qualidade editorial e comunicação pública foram expostos durante as discussões. O professor Toni André Scharlau, Presidente da Rede Mídia Cidadã, falou sobre a questão do jornalismo alternativo: “Um dos nossos objetivos é fazer com que a academia amplie o debate sobre o alternativo, pois em algumas pesquisas, percebe-se que algumas mídias ditas alternativas, são na verdade veículos empresariais”.

A professora Alice Mitika, com seus estudos acerca do gênero, demonstrou interesse na criação de um Observatório em sua faculdade: “Podemos pensar em criar um observatório para avaliar as hipóteses as quais observamos sobre gêneros”, pontuou a professora.

Da Universidade Federal do Sergipe (UFS), coordenador do Programa de Pesquisa em Qualidade, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Jornalismo, projeto associado à Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), Josenildo Guerra falou a respeito da qualidade editorial. Segundo o professor, o interesse pela pesquisa se deu na observação de que quaisquer atividades minimamente sérias possuíam um trabalho de qualidade, o que não era possível ver nas atividades jornalísticas. Já o mestrando da UFRGS, Jean Rossato, mostrou que o Observatório da Comunicação Pública, o OBCOMP, onde é pesquisador, é responsável por exercitar o debate público sobre temas de interesse público, monitorando-os nos meios de comunicação de massa.

Ao final, apresentando o Observatório da mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência (Ufes), o professor Edgard Rebouças falou sobre os trabalhos e pesquisas realizadas pelo grupo e pontuou que, segundo recomendação do Fórum Social Mundial, os observatórios deveriam ser criados para acompanhar os conteúdos midiáticos.

Texto: Thaísa Côrtes

Edição: Ana Paula Vieira