"Observações" apresenta novas pesquisas indicadas a premiações nacionais

Duas pesquisas vinculadas ao Observatório da Mídia são as indicadas deste ano aos principais prêmios acadêmicos nacionais na área da Comunicação. As dissertações de mestrado de Thalita Mascarelo e de Ivana de Mingo empataram na votação realizada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) para decidir a melhor pesquisa para representar a Ufes nos prêmios Compós e Intercom de 2022. E são elas que estarão na próxima edição dos Seminários “Observações”, no dia 31 de março, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Observatório da Mídia.

Com o título Transformações no jornalismo científico brasileiro: a pandemia e seu impacto entre jornalistas e cientistas, a dissertação de Thalita Mascarelo foi indicada ao prêmio da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Ela foi defendida em agosto de 2021, sob a orientação de Victor Gentilli, tendo ainda na banca os professores Rafael Paes (PósCom-Ufes) e Adauto Emmerich, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-Ufes).

Já a dissertação de Ivana de Mingo teve o título As emissoras estatais de rádio e a radiodifusão de serviço público: estudo de caso sobre as emissoras rádio vinculadas ao poder executivo no Brasil e foi defendida em setembro de 2021. Contou com a orientação de Edgard Rebouças, e na banca recebeu os comentários professora Nélia Del Bianco, dos programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela foi a indicada ao prêmio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

As duas dissertações estão disponíveis na íntegra na página do Observatório da Mídia, assim como as demais pesquisas desenvolvidas no âmbito do núcleo de pesquisa e ação.

O comentarista convidado desta edição dos Seminários “Observações” será Luãn Chagas, professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), diretor regional Centro-Oeste da Intercom e autor da tese “Entre fontes e jornalistas: a seleção das vozes na construção das notícias na BandNews e na CBN”, desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidad Complutense de Madrid. A mediação será de Nathalia Esteves, jornalista, mestra pelo PósCom-Ufes e pesquisadora do Observatório da Mídia.

Os Seminários “Observações” são realizados pelo Observatório da Mídia desde 2009 têm sido transmitidos ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. Todas as edições de 2021 estão gravadas no canal no YouTube do Observatório da Mídia. Aproveite para se cadastrar no canal e para assistir às dezenas de palestras, aulas, bancas, entrevistas e depoimentos disponíveis.

Agende-se! Não é preciso fazer inscrição – a participação é aberta gratuitamente a todas as pessoas. Quem quiser receber certificado de participação só precisa preencher, em pelo menos três edições do “Observações”, o formulário de presença que é disponibilizado durante o evento. Para não perder nenhuma novidade do Observatório da Mídia, assine o informativo eletrônico enviado via e-mail e acompanhe as nossas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Publicado em 30/03/2022, às 14h44.