Observatório da Mídia realiza seminário sobre Comunicação, história e temporalidades

Na próxima quinta-feira, 6 de maio, o Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, vinculado ao Departamento de Comunicação Social (Depcom) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (PósCom-Ufes), realizará o terceiro encontro de 2021 da série Seminários “Observações”. Desta vez, o tema é Comunicação, história e temporalidades”, trazendo apontamentos e reflexões sobre como as áreas da Comunicação Social se relacionam ao conhecimento histórico e às múltiplas dimensões do tempo. A mediação será do professor e pesquisador Victor Gentilli, e os comentários sobre os trabalhos apresentados serão de Valquíria Kneipp, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar).

Aberto ao público, o evento será transmitido pelo canal do Observatório da Mídia no YouTube e discutirá o tema com a apresentação das pesquisas “Oito décadas de A Tribuna: a trajetória do jornal impresso que revolucionou a mídia regional do ES”, da jornalista e mestre pelo PósCom-Ufes Nathália Esteves; “O contexto histórico para a instituição do rádio público”, escrito pela jornalista e mestranda do PósCom-Ufes Ivana de Mingo; e “A historicidade da ficção seriada: temporalidades e modos de narração teledramatúrgica”, um estudo desenvolvido pelos estudantes de Comunicação Social Daniel Jacobsen, Leonardo Rangel e Miranda Perozini, orientados pela professora Patrícia D'Abreu, a partir de pesquisas e debates realizados durante encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Seriada (Gefics-Ufes).

Quem assistir a pelo menos três edições dos Seminários “Observações” ao vivo poderá receber certificado de participação. Para isso, é necessário realizar e confirmar a inscrição no evento pelo formulário disponibilizado na página do Observatório da Mídia. Todas as apresentações ficam gravadas no canal do YouTube. Inscreva-se no canal para receber as notificações desta e de outras atividades de pesquisa e ação do Núcleo, como aulas, palestras, entrevistas e depoimentos.

O primeiro dos seminários deste ano, em fevereiro, teve como tema Informação e Saúde. No segundo, o debate foi sobre Comunicação e Mulheres. Ambos estão disponíveis no Canal do Observatório da Mídia no YouTube.

Os Seminários “Observações” são realizados desde 2009 e têm como objetivo divulgar as pesquisas, reflexões, atividades e intervenções desenvolvidas no âmbito do Observatório da Mídia, seja por seu corpo de pesquisadores, estudantes e ou parceiros. O próximo tema será “Jornalismo e Sociedade”, na última quinta-feira do mês, dia 27 de maio, a partir das 19 horas.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI