Observatório debate comunicação pública em crises de epidemia

Evento da ABCPública tem Edgard Rebouças entre os debatedores.

Como deve ser a comunicação pública em crises como a atual epidemia de dengue? Essa é a questão que pesquisadores e profissionais de comunicação do Brasil irão debater, na próxima quinta-feira (25), a partir das 16h, no seminário online "Seminário Lições da pandemia para a comunicação das epidemias".

Um dos debatedores é o professor Edgard Rebouças, coordenador deste Observatório da Mídia e atualmente cedido ao Ministério da Saúde para atuar como coordenador-geral de Comunicação na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

O seminário é organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), gratuito e aberto a interessados. A inscrição é obrigatória somente para aqueles que desejam emitir certificado de participação (confira no site do evento).

A transmissão será pelo canal da ABCPública no Youtube.

 

Pesquisa internacional

O seminário vai dispor, em primeira mão, dos resultados e recomendações do projeto internacional "Pancopop - Comunicação da pandemia em tempos de populismo".

Esse projeto desenvolveu o primeiro estudo comparativo sobre comunicação de crises sanitárias no contexto da política populista, envolvendo pesquisadores da comunicação política e da saúde pública. Os países estudados foram os Estados Unidos, Brasil, Polônia e Sérvia.

Para o pesquisador e integrante do projeto Danilo Rothberg, a audiência do evento pode esperar um sumário dos resultados mais importantes da pesquisa e recomendações práticas. “O debate deve contribuir para ampliar a difusão dos resultados de pesquisas sobre a comunicação da pandemia e disseminar recomendações para gestores de comunicação pública em órgãos de saúde, jornalistas e indústrias de mídia”, explica.

O projeto Pancopop é parceiro da organização do seminário, que conta com o apoio Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC), da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política (Compolítica), da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Confira a programação completa: 

16h – Abertura
Sabina Mihelj (Loughborough University/Pancopop)
Cláudia Lemos (ABCPública/Câmara dos Deputados) – mediadora

16h10 – Apresentação
Danilo Rothberg (Unesp/Projeto Pancopop)

16h30 – Debate
Edgard Rebouças (UFES/Ministério da Saúde)
Fernando Paulino (UnB/Alaic)
Milena Silva (Prefeitura de Campinas)

17h às 17h30 – Perguntas da audiência

 

Conheça os participantes: 

Expositores

Danilo Rothberg, livre-docente em Sociologia da Comunicação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Diretor Científico da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2023-2025). Pós-doutorado pela Open University (Reino Unido) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Pesquisador visitante em Loughborough University, University of Warwick, Kings College London, Open University (Reino Unido), TU Dortmund (Alemanha) e Université de Lorraine (França). Integra a equipe do projeto internacional Pancopop: Comunicação da pandemia em tempos de populismo.

Sabina Mihelj, professora de Mídia e Análise Cultural na Loughborough University, no Reino Unido. Pesquisa audiências de notícias, polarização e iliberalismo, nacionalismo digital, mídia e confiança. Tem diversas publicações sobre esses temas e sobre pesquisa comparativa em mídia. Coordena o projeto internacional Pancopop: Comunicação da pandemia em tempos de populismo.

Debatedores

Edgard Rebouças, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente é coordenador-geral de Comunicação na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.Também é membro do Comitê Interministerial de Enfrentamento da Desinformação sobre as Políticas de Saúde e coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.

Fernando Oliveira Paulino, professor da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação Comunitária. Pesquisador Pq do CNPq, Paulino integra a equipe do Projeto “Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha” (CAPES/DAAD) e preside a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC). Foi professor visitante da TU Dortmund, Alemanha, e pesquisador visitante da George Washington University, EUA.

Milena Silva, responsável pelo Núcleo Técnico de Comunicação em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas (SP). Atua na articulação de comunicação na epidemia de dengue e atuou na pandemia de Covid-19. É membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública e da Plain Language Association International. Formada em Joint Strategy and Technology Education Facility para Promoção da Inovação na América Latina e Caribe pela Universidade de Fraunhofer na Alemanha. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Unicamp e em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

 

Mediadora 

Cláudia Lemos, presidente da ABCPública, Associação Brasileira de Comunicação Pública. É professora no Mestrado Profissional do Centro de Formação da Câmara dos Deputados e responsável pelo Escritório de Gestão Estratégica da Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da instituição. Jornalista, com mestrado e doutorado pela UFMG.

 

Fonte: ABCPública.

 

 

Texto: Ademar Possebom.
Publicado em 19/04/2024, às 12h19.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910