Observatório lamenta o falecimento de Armand Mattelart

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do professor Armand Mattelart, ocorrido na última sexta-feira, 31 de outubro de 2025.
Nosso Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência foi criado em 2006 com a direta inspiração no Observatoire Français des Médias, que foi fundado e presidido por Mattelart a partir de 2003, como uma das iniciativas originadas no Fórum Social Mundial, de Porto Alegre.
Sua postura crítica em relação às estratégias do capitalismo para dominar ao máximo todo o sistema midiático global foi um dos pilares fundadores da perspectiva teórico-metodológica da economia políticas das indústras culturais e midiáticas.
O professor Armand Mattelart era um entusiasta dos estudos de Comunicação na América Latina, sempre defendendo que todas as pesquisas deveriar ser voltadas para a transformação social. Nesta linha, ela participou de um dos eventos promovidos pelo nosso Observatório da Mídia, a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, no Recife, em 2008. A foto que ilustra esta homenagem - ao lado de sua esposa e parceira de pesquisas e militância Michèle Mattelart - foi tirada na solenidade de abetura do evento.
A conferência inaugural do Mídia Cidadã 2008 - "A construção social do direito à Comunicação como parte integrante dos direitos humanos" - foi publicada na Revista da Intercom (texto em anexo) poucos meses depois.
Ao longo dos anos seguintes, sempre que tinha oportunidade, o professor Mattelart pedia informações sobre as atividades desenvolvidas por nosso Observatório da Mídia.
Seu ideal por uma comunicação efetivamente democrática, ética e cidadã estará sempre conosco.
