Pesquisa que antecipou fim de A Gazeta é destaque em publicação nos EUA

O pesquisador João Guerra, que realizou sua dissertação de mestrado “Mudanças Estruturais do Jornalismo: o caso do jornal A Gazeta no âmbito do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, é um dos entrevistados pelo Knight Center for Journalism in the Americas em matéria de seu Blog sobre a crise dos jornais impressos no Brasil.

A publicação destaca que o estudo de João Guerra antecipou o fim da edição impressa de A Gazeta, o que ocorreu em setembro de 2019. A dissertação – disponível na página do Observatório - foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) em fevereiro de 2018, e contou com a orientação do professor Victor Gentilli, tendo em sua banca os professores Fabio Malini e Vitor Amorim de Angelo (atual secretário estadual de Educação do Espírito Santo).

A dissertação fez um panorama da trajetória de A Gazeta desde a década de 1920 e se aprofundou nas mudanças ocorridas no jornal a partir da segunda metade da década de 1990. Como uma das estratégias metodológicas, contou com a história oral para entrevistar jornalistas e gestores envolvidos no processo de produção e para entender as condições do fazer jornalístico. Desde 2018, João Guerra está dando continuidade a seus estudos no curso de doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do professor Giovandro Ferreira.

O Knight Center for Journalism in the Americas tem sede na Universidade do Texas em Austin e foi fundado pelo professor e jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves. Trata-se de um núcleo que realiza atividades de pesquisa e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe.