Pesquisadora do Observatório defende dissertação sobre representação de áreas de vulnerabilidade na imprensa

A pesquisadora Ana Carolina Ronchi defendeu, em 24 de abril, sua dissertação de mestrado intitulada "À margem dos jornais: uma análise da representação das áreas de vulnerabilidade social da Grande Vitória na imprensa capixaba" (disponível na íntegra). O estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) e do núcleo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.  

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Edgard Rebouças e teve como objetivo analisar como os dois principais jornais do Espírito Santo – A Gazeta e A Tribuna – representam as áreas de vulnerabilidade social da Grande Vitória em suas páginas. A pesquisa analisou matérias publicadas nos dois jornais ao longo do ano de 2016, realizando uma análise comparativa entre os dois periódicos. Ao todo, foram considerados 18 bairros na Grande Vitória, listados pela Secretaria Estadual de Segurança como os de maiores índices de homicídios.   

A banca examinadora foi composta, além do orientador, pelos professores Rafael Bellan, também do PósCom-Ufes e do Observatório da Mídia; e Cláudio Luiz Zanotelli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG-Ufes), uma das referências nos estudos sobre territórios, mídia e violência no estado.

Em breve, a íntegra da dissertação estará disponível na página do PósCom-Ufes, assim como todas as demais defendidas desde 2014.

 

Texto: Nathalia Esteves

Foto: Amanda Câmara

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910