Projeto ComunicaÊ é apresentado como exemplo em evento da União Europeia

O projeto de extensão ComunicaÊ foi convidado como uma das atividades de formação do Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte”, organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e a Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic-Brasil) ao longo do mês de setembro. A participação desta que é uma das mais antigas ações do Observatório da Mídia será no dia 18 de setembro, das 9h às 13h, com a atividade “Oficina ComunicaÊ de Educação para a Mídia”, a ser ministrada por Edgard Rebouças, Franciani Bernardes, a equipe do projeto e a ex-extensionista Mayra Scarpi (atualmente no jornal A Tribuna) .

O ComunicaÊ vem atuando em escolas públicas da região da Grande Vitória desde 2011 com ações de educação midiática e propicia o contato de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Audiovisual da Ufes com jovens nos primeiros anos da adolescência, exatamente quando começam a reapropriar seus usos dos conteúdos e meios de comunicação. As oficinas do ComunicaÊ trabalham com leitura crítica de conteúdos noticiosos, publicitários e ficcionais em várias mídias, e finaliza desafiando os jovens a realizarem seus próprios conteúdos de uma forma diferente e mais inserida em suas realidades do que o exibido nos meios de comunicação tradicionais.

Nestes 10 anos, o projeto foi apresentado em dezenas de escolas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais; foi duas vezes finalista do Prêmio de Mérito Extensionista da Ufes; recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e foi modelo internacional de ação de educação midiática com oficina selecionada no Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic), na Costa Rica.

No último mês de julho, em seu aniversário de 10 anos, o projeto ComunicaÊ foi homenageado com uma edição especial dos Seminários “Observações”, que contou com as presenças de duas de suas fundadoras, as ex-extensionistas Esther Radaelli – atualmente produtora nacional na TV Gazeta (TV Globo) – e Maíra Mendonça Cabral – repórter do G1 e mestranda no PósCom-Ufes, as professoras Nazareth Pirola e Franciani Bernardes; e teve como comentarista a professora e pesquisadora de Educomunicação Cristiane Parente, do Centro Universitário IESB e da Universidade de Brasília (UnB). O programa, assim como outros tantos vídeos com seminários, palestras, entrevistas, aulas e depoimentos, está disponível no canal do Observatório da Mídia no YouTube.

A XVII Semana da Europa, onde está inserido o Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação- O Papel da Arte”, conta com a participação personalidades e entidades brasileiras e europeias referências em alfabetização midiática e informacional e nos estudos sobre desinformação.

Também estão presentes no evento outras iniciativas parceiras do Observatório da Mídia na Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) e na Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

(*) Como o número de inscrições para a “Oficina ComunicaÊ de Educação para a Mídia” foi alto, a organização do evento abriu a possibilidade de novas participações. Basta enviar um email para o endereço educacaomidiatica2021 [at] gmail.com (subject: Participa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Oficina%20Comunica%C3%8A, body: Solicito%20o%20envio%20do%20link%20para%20poder%20participar%20da%20Oficina%20Comunica%C3%8A%20na%20XVII%20Semana%20da%20Europa.) indicando querer participar da atividade deste sábado.

Publicado em 16 Set. 2021 – 20h30

(*) Atualização em 17 Set. 2021 - 17h30