Projeto do Observatório checa a desinformação sobre o Covid-19

Em decorrência da disseminação de boatos, notícias falsas e desinformação sobre medidas de saúde em relação à COVID-19, o projeto de extensão Educação para Mídia – Comunicaê, vinculado ao Observatório da Mídia, iniciou uma ação para combater fake news relacionadas com a doença. “A ideia vem em conjunto aos esforços da Ufes e de todas as universidades do Brasil como uma ação que tenta minimizar os impactos da pandemia”, diz a coordenadora do projeto, Nazareth Pirola.

A ação tem como objetivos dar visibilidade às informações verdadeiras e precisas e denunciar as notícias falsas. A atividade consiste na pesquisa de informações confiáveis em sites e organizações que estão à frente do combate ao novo coronavírus e na seleção das fake news que contrariam as medidas sanitárias e de isolamento social. Após a seleção feita pelos participantes do grupo, o estudante Josué Nunes, bolsista do projeto, elabora o post ou replica as publicações de instituições nacionais e internacionais que desmentem a notícia falsa. “A divulgação de boatos, sem embasamento científico, em um momento no qual estamos atravessando uma pandemia e vivendo um momento de extrema gravidade, deve ser combatida urgentemente”, afirma a pesquisadora do Observatório da Mídia e co-coordenadora do projeto Franciani Bernardes.

Efeitos

Josué Nunes destaca ainda que a propagação de desinformação causa efeitos que podem não ser perceptíveis, como mudanças de comportamento. Ele cita como exemplo uma notícia, desmentida pelo Comunicaê, de que beber água de 15 em 15 minutos imunizaria as pessoas do vírus. “As pessoas acabam levando menos a sério as ações preventivas e isso dificulta a sociedade como um todo a lidar com a pandemia, pois a ocasião exige uma ação conjunta”, avalia.

O Educação para Mídia é coordenado pelos professores Nazareth Pirola, Franciani Bernardes e Edgard Rebouças; pelo bolsista Josué Nunes; e por estudantes voluntários dos cursos de Publicidade e Propaganda, de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual. Desde 2011, vem realizando atividades de oficinas de leitura crítica da mídia em escolas públicas da Grande Vitória, eventos, ONGs e instituições públicas, como o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. Em 2018, o Comunicaê foi selecionado como oficina modelo no Congresso da Associalção Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação (Alaic), na Costa Rica, e, em 2019, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo pelos serviços prestados à comunidade.

As postagens estão sendo divulgadas no Instagram [at] comunicae.educa e nos perfis facebook.com/grupocomunicae e twitter.com/comunicaeufes .

Com informações da Supec

Postado em 29 de Maio de 2020.