Rafael Bellan lança quinto livro sobre jornalismo

Quinto livro publicado pelo professor Rafael Bellan, "Trabalho e Práxis" foi lançado em evento no auditório do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória (ES), no último dia 19. O livro foi publicado pela editora da Ufes, a Edufes, e consiste numa coletânea de ensaios que apresentam resultados de pesquisa que teve como objetivo prioritário avaliar a práxis noticiosa enquanto atividade humana de trabalho.
Um dos pesquisadores coordenadores deste Observatório da Mídia, Rafael Bellan também é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (PósCom-Ufes).
Nos ensaios do livro, o professor buscou analisar a crise do jornalismo enquanto epifenômeno das transformações no mundo do trabalho e debater sua prática enquanto produto do novo perfil dos sujeitos comunicantes, os jornalistas, imbricados em um contexto de flexibilização e precarização de sua atividade laboral.
“Tendo como foco uma reflexão ontológica sobre o trabalho comunicacional, investigamos a morfologia do perfil do jornalista no século XXI, refletindo sobre as possibilidades de criação - tanto na esfera empresarial, como nos novos arranjos comerciais dados pela ‘massa de mídias’ - de um jornalismo transformador, tema vaticinado pelas Teorias do Jornalismo de cariz crítico-emancipatório”, explicou o professor.
Com esse livro, pretende tocar em algumas das principais questões que o campo do jornalismo enfrenta na atualidade: trabalho precário, desinformação, objetividade, crise das instituições e também os elementos emergentes que reafirmam a importância dessa forma social de conhecimento.
O livro está disponível para compra no seguinte link do site da Edufes: https://edufes.ufes.br/items/show/744 .
Texto de Ademar Possebom.
Publicado em 29/03/2025.