Seminário “Observações” especial comemora os 10 anos do Comunicaê

O projeto Educação para a Mídia – Comunicaê está comemorando 10 anos neste 2021 e a edição deste mês de julho dos Seminários “Observações” vai resgatar um pouco de sua trajetória. Sendo a atividade de extensão mais duradoura e contínua do Observatório da Mídia ao longo de seus 15 anos, mesmo prejudicada pela pandemia, as ações foram adequadas para enfrentar esta realidade passageira.

As convidadas para contar parte dessa história são as coordenadoras do Comunicaê, as professoras Nazareth Pirola e Franciani Bernardes, e duas de suas fundadoras, as ex-extensionistas Esther Radaelli – atualmente produtora nacional na TV Gazeta – e Maíra Mendonça Cabral – repórter do G1 e mestranda no PósCom-Ufes. Os comentários serão da professora e pesquisadora de Educomunicação Cristiane Parente, do Centro Universitário IESB e da Universidade de Brasília (UnB).

O projeto vem atuando desde 2011 em ações de educação midiática em escolas públicas da região da Grande Vitória e propicia o contato de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Audiovisual da Ufes com jovens nos primeiros anos da adolescência, exatamente quando começam a reapropriar seus usos dos conteúdos e meios de comunicação. As oficinas do Comunicaê trabalham com leitura crítica de conteúdos noticiosos, publicitários e ficcionais em várias mídias e finaliza desafiando os jovens a realizarem seus próprios conteúdos de uma forma diferente e mais inserida em suas realidades.

Nestes 10 anos, o Comunicaê foi apresentado em dezenas de escolas e órgãos públicos, foi duas vezes finalista do Prêmio de Mérito Extensionista da Ufes, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e foi modelo de ação de educação midiática como oficina no congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic), na Costa Rica.

As atividades de educação para as mídias são fundamentais nas ações dos observatórios, pois colaboram a formação de uma visão crítica e transformadora sobre algo que faz tanto parte do cotidiano da sociedade e consumido tão passivamente.

Esta edição especial do “Observações” será realizada no dia 29 de julho, a partir das 19 horas, ao vivo pelo canal do YouTube do Observatório da Mídia, com mediação do professor Edgard Rebouças, também um dos idealizadores do projeto.

Os Seminários “Observações” têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram os temas “Informação e Saúde”, “Comunicação e Mulheres” e “Comunicação, história e temporalidades”, “Jornalismo e Sociedade” e “Jornalismo e suas práticas”. Todas as edições estão disponíveis no canal do YouTube do Observatório da Mídia.

A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Quem quiser receber certificado de participação, é necessário o preenchimento do formulário para confirmar a presença na lista que será disponibilizada na hora do evento ao vivo.

Publicado em 23 Jul. 2021 - 10h30