Violações de direitos nas mídias em oficina no Iases

Em mais uma iniciativa para ampliar as discussões sobre os desrespeitos e a promoção dos direitos humanos, o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência realizou na manhã do dia 21 de agosto a oficina Mídias e Violações de Direitos. Desta vez a atividade foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e coordenada pelo professor Edgard Rebouças e as pesquisadoras Marialina Antolini e Franciani Bernardes, por parte do Observatório da Mídia; e pela pedagoga Franciele Souza Amaral, pela Subgerência de Formação e Pesquisa do Iases.

A oficina foi realizada no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciases), na região de Santo Antônio, em Vitória. Destinada a agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, a atividade se enquadra em um dos cinco módulos da ação de formação continuada “Introdução à Educação em Direitos Humanos”, voltadas a servidores do Instituto. Os demais tópicos abordados são “Direitos humanos: fundamentos históricos, filosóficos, jurídicos e políticos”, “Direitos Humanos e o Sistema de Garantia de Direitos”, “O trabalho pedagógico/socioeducativo e os Direitos Humanos” e “Educação Social”.

Entre os objetivos da oficina, estava o de apresentar os meios de comunicação com seus formatos e conteúdos, a compreensão da responsabilidade e do impacto social dos processos midiáticos, e o estímulo à leitura crítica da mídia. Para tanto, os conteúdos trataram de noções básicas de mídia e direitos humanos, exploração das vulnerabilidades sociais, dos discursos e enquadramentos na construção social da realidade.

A oficina Mídias e Violações de Direitos é uma atividade desenvolvida no conjunto de ações de um Termo de Cooperação Técnica, estabelecido entre a Ufes e o Iases no início de 2016.