Crítica de mídia é tema de disciplina de pós-graduação com oito observatórios brasileiros

Uma iniciativa inédita entre oito observatórios de mídia brasileiros gerou uma disciplina sobre crítica de mídia integrada entre oito programas de pós-graduação de comunicação que está sendo oferecida neste semestre. Os observatórios, entre eles o da Ufes, integram a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) e reúne os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Uma das primeiras aulas será ministrada por três dos coordenadores do Observatório da Mídia: Edgard Rebouças, Rafael Paes Henriques e Victor Gentilli, que no próximo dia 09 vão tratar das experiências brasileiras de crítica de mídia na região sudeste. Confira no final desta página o programa completo da disciplina, conforme está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (PósCom-Ufes).

​A disciplina é um esforço coletivo de pesquisadores da Rede Nacional de Observatório da Imprensa (Renoi), vinculados a oito Programas de Pós-Graduação de instituições públicas de ensino de todas as regiões brasileiras. Com duração de 60 horas, a disciplina será ofertada com atividades síncronas e assíncronas. A modalidade se deve às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, otimizada pelo uso de sistemas de transmissão de áudio e vídeo em tempo real. As aulas se darão por meio do Google Meet com link gerado previamente, a partir do respectivo programa responsável e do calendário de aulas. A disciplina será ofertada de forma simultânea em todos os PPGs envolvidos entre agosto e novembro. As aulas síncronas terão duração de até duas horas, complementadas atividades assíncronas de forma a integralizar a carga horária prevista. Cada PPG assume uma ou duas aulas da disciplina, previstos encontros com representantes dos PPGs no início e final da disciplina.

A disciplina abordará os seguintes temas como: evolução das práticas jornalísticas e midiáticas; crítica de mídia em contexto de crise do jornalismo e de credibilidade institucional em xeque; experiências brasileiras de crítica de mídia; qualidade jornalística: conceito, avaliação e implementação; media accountability e responsabilidade social da Imprensa; acesso à informação e direito à comunicação: desafios brasileiros; práticas e projetos de literacia midiática e literacia digital; e novas agendas para a mídia e o jornalismo.

Texto publicado em 25/08/2021.